MOLUSCOS (MOLLUSCA)
Etimologia, do latim: mollis- mole. Constituem o segundo maior filo de animais invertebrados de todo o planeta. São organismos que adquiriram a capacidade de colonizar a grande maioria dos ecossistemas da Terra, como os oceanos e mares, habitados por todos os grupos de moluscos existentes (aplacophora, monoplacophora, polyplacophora, scaphopoda, gastropoda e bivalvia); ambientes de água doce (bivalvia e gastropoda) e os ambientes terrestres (gastropoda). São animais de corpo mole, de vida livre, podendo, inclusive, viver fixos ou enterrados. Embora exista grande diversidade de espécies, todos apresentam um mesmo plano estrutural e funcional. São basicamente divididos em cabeça, pé e massa visceral, que, na grande maioria das vezes são protegidos por uma concha calcária. Existem atualmente mais de 100 mil espécies viventes entre espécies endêmicas e cosmopolitas em todos os ecossistemas e surgiram no período Cambriano há mais de 540 milhões de anos.
GASTRÓPODES (GASTROPODA)
Etimologia, do grego: gaster- estômago, podes- pés ("estômago nos pés"). São o maior grupo de moluscos existentes e distribuem-se nos principais ecossistemas marinhos, de água doce e terrestres. Quando possuem concha, ela é única assimétrica, podendo ser enrolada ou espiralada. Popularmente conhecidos por caramujos, caracóis e lesmas.
BIVALVES (BIVALVIA)
Etimologia, do latim: bis- duas vezes, valvae- placas (“duas conchas”). São encontrados exclusivamente em ambientes aquáticos, nos ambientes marinhos (oceanos e mares) e nos ambientes de água doce (lagos, lagoas e rios). Sua concha possui duas partes, em geral assimétricas, que encerram completamente o corpo do animal. Os exemplos mais familiares são as ostras, os mexilhões e os mariscos.
CEFALÓPODES (CEPHALOPODA)
Etimologia, do grego: cephalo- cabeça, podes- pés ("pés na cabeça"). Esta classe está representada por animais como os polvos, lulas, nautilus, sépias. São animais marinhos e grandes predadores, podendo ter uma concha bem desenvolvida com câmaras ou septos (nautilus). Também existem espécies com concha vestigial (lula) ou sem concha (polvo).
ESCAFÓPODES (SCAPHOPODA)
Etimologia, do grego: scapho- bote, podes- pés ("pé em forma de bote"). Os moluscos desta classe estão entre os mais primitivos. São todos exclusivamente marinhos e estão encerrados em uma concha calcária alongada, em forma de um tubo semelhante a uma presa em miniatura de elefante, com as duas extremidades da concha abertas, conhecidos por dentalium.
POLIPLACOFÓROS (POLYPLACOPHORA)
Etimologia, do grego: poli- muitas, placo- placas, phora- portador ("muitas placas"). Animais moderadamente achatados compostos por 8 placas calcárias parcialmente sobrepostas. São animais exclusivamente marinhos, conhecidos como quítons.
ACESSE O CATÁLAGO VIRTUAL:
EXPOSIÇÃO EM PARCERIA COM O MUSEU JOIAS DA NATUREZA:
FONTE:
0 comentários:
Postar um comentário